quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cada macaco no seu galho

No mundo de hoje a altíssima velocidade com que tudo muda já não assusta mais ninguém.
O que me surpreende é ver como as pessoas mudam de vida na mesma velocidade com que trocam de meias. E muitas vezes essas mudanças são motivadas apenas pela cobiça, o que pode trazer resultados um tanto desastrosos.

Uma amiga veio à SP consultar um cirurgião plástico pra tentar consertar o estrago que uma dermatologista fez na sua cara. Quando ela me contou quem era a dermato eu tomei um susto, porque essa ex-colega de escola era originalmente obstetra, e assim de uma hora pra outra virou dermatologista.
Tá certo que hoje é mais comum as pessoas cuidarem da pele do que terem filhos, mas será que essa profissional foi fazer uma nova especialização pra virar dermatologista ou mudou os dizeres no cartão de visitas depois de um curso de fim de semana? Pelo estado da pele da minha amiga fico com a segunda opção.

Há uns 2 anos atrás resolvemos anunciar na web e nos recomendaram algumas agências de publicidade especializadas nesse ramo. Liguei pra uma delas e fui muito bem atendida por um gerente e logo marcamos uma reunião. No dia marcado ele mandou uma auxiliar, que além de chegar completamente amarrotada e com olheiras na cintura, estava 1h atrasada, dando a impressão de que tinha dormido fora de casa e perdido a hora.
Frustrações à parte, quando perguntei qual era seu portfólio e em qual escola havia se formado veio a surpresa: a auxiliar não tinha sequer um diploma universitário, e estava trabalhando na agência como redatora graças a uma indicação. Hein???
Claro que depois dessa demonstração de anti-profissionalismo contratamos uma agência qualificada com profissionais formados em Propaganda e Mkt.

E daí então eu começo a me questionar: será que essas pessoas sem qualificação continuarão fazendo cagadas impunemente?
Sou adepta da “boca no trombone” e saio falando mal desses charlatães sem nenhum constrangimento.

Afinal, quem é que vai querer contratar um açougueiro pra fazer lipo-aspiração?
Quem vai chamar um professor de educação física pra tratar dos dentes?
Quem vai gastar dinheiro com um curioso que não entende nada de edificação na hora de construir sua casa?

Por isso agora eu checo todos os antecedentes e faço questão de registro profissional.
Arquiteto tem que ter CREA, médico tem que ter CRM e título de especialista, advogado tem que ter OAB. Porque essa conversa de que o que vale é o talento comigo não rola, tem que ter CV e histórico escolar!

Assim cada macaco vai ficar tranquilinho no seu galho, e nós não correremos o risco de um serviço meia boca feito por um profissional qualquer.

Nenhum comentário: